Dr.ª Gabriela Sousa apresenta os objetivos do grupo 7 no X Consenso Nacional de Cancro da Mama

12/05/22
Dr.ª Gabriela Sousa apresenta os objetivos do grupo 7 no X Consenso Nacional de Cancro da Mama

“Recomendações de diagnóstico, tratamento e seguimento da mulher idosa” é o título do grupo de trabalho número sete do X Consenso Nacional de Cancro da Mama coordenado pela Dr.ª Gabriela Sousa. A diretora do Serviço de Oncologia Médica do IPO Coimbra partilhou quais os aspetos principais a abordar no evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS). Assista à entrevista.

A este grupo juntar-se-ão profissionais da área da Oncogeriatria de modo a que os conceitos reunidos sejam aplicados ao tratamento do cancro da mama. Estruturalmente a primeira abordagem da apresentação atentará a um glossário de conceitos específicos da Oncologia que, na perspetiva da coordenadora do grupo 7, retratar este assunto deve-se à constatação na prática clínica do “aumento crescente de cancro na população idosa”, sendo uma questão “relevante” a fim de “atualizar a comunidade científica” munindo-os de conceitos mais recentes derivados com Oncogeriatria e também com o tratamento do cancro da mama na mulher mais idosa.

Saber como proceder com a avaliação axilar em casos de tumores de baixo risco é um dos objetivos definidos resultantes desta apresentação. Relativamente à cirurgia, a Dr.ª Gabriela Sousa refere que serão discutidas “as indicações para a abordagem da axila e também as técnicas minimamente invasivas e em que situações se aplicam”.

Outra ideia a seguir passa por avaliar as distintas técnicas relacionadas com a Radioterapia e se a mesma pode ser “fracionada”, ou seja, em que os esquemas são “mais seletivos”.

Quanto ao tratamento sistémico será abordado de modo transversal, trespassando pelas abordagens com intenção curativa até às abordagens da doença mais paliativas considerando quais os esquemas que estão validados, os tipos de adaptações podem ser executados, partilhando “conceitos que as pessoas possam efetivamente aplicar na sua prática clínica diária”.

Vídeo

Partilhar

Publicações