Atualidade

A Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) decidiu prolongar o prazo de submissão dos trabalhos científicos, no âmbito das XIX Jornadas de Senologia, até ao próximo dia 7 de outubro.

Entre os dias 10 e 12 de novembro, toma lugar o 38.º Congresso de Pneumologia e o XII Congresso Luso-Brasileiro de Pneumologia, e pela primeira vez o 8th Union Europe Conference On Lung Health, no Centro de Congressos do EPIC Sana Hotel, Algarve.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) testou, pela primeira vez em Portugal, uma técnica que pode ajudar a prever a resposta aos tratamentos de imunoterapia, terapêutica utilizada em doentes com cancro do pulmão.

As novas instalações do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de Aveiro, que passou a dispor de 14 camas, num investimento superior a três milhões de euros, entram hoje, dia 3 de outubro, em funcionamento.

Dada a atual situação da pandemia por COVID-19, o Governo decidiu não prorrogar a situação de alerta no território continental, bem como a cessação de vigência de diversos decretos-leis e resoluções aprovados no âmbito da pandemia.

 
 

 

 

As 1.ªs Jornadas de Urologia do Grupo HPA Saúde – Hospital Particular do Algarve - vão decorrer no Eva Senses Hotel, em Faro, no dia 21 de outubro. As inscrições estão abertas e o programa disponível para consulta.

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS24, criada em abril de 2020, registou este ano cerca de 2400 contactos de profissionais de saúde, segundo dados oficiais.

“O Natural e o Artificial na Psiquiatria: Novelos e os seus Desenlaces” é o tema principal do XVI Congresso Nacional de Psiquiatria, organizado pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM). O encontro decorre de 16 a 19 de novembro, no Palácio de Congressos do Algarve.

Atualmente, estima-se que existam 8.4 milhões de pessoas com diabetes tipo 1 (DT1), um valor que deverá duplicar em 2040, para 13.5 a 17.4 milhões de pessoas com DT1. As conclusões são da nova ferramenta online “T1D Index”, publicada este mês, na Lancet Diabetes & Endocrinology, que alerta que, em 2021, morreram prematuramente 3.7 milhões de pessoas como consequência da diabetes e que uma em cada cinco tinha menos de 25 anos.

Um estudo recente, conduzido pelo Dr. Asim Dave e outros investigadores norte-americanos, publicado no Jornal Foods, indica que o consumo de uvas poderá estender a esperança de vida em cinco anos, além de reduzir o risco de fígado gordo não-alcoólico, conforme ficou demonstrado neste trabalho que avaliou ratinhos submetidos a dietas hipercalóricas à base de gorduras.

Publicações