SPAVC abre candidaturas para bolsa destinada a financiar projetos de investigação em doença vascular cerebral

08/11/24
SPAVC abre candidaturas para bolsa destinada a financiar projetos de investigação em doença vascular cerebral

Anualmente, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) apoia financeiramente o projeto de investigação que mais se destaca sobre doença vascular cerebral.   As candidaturas enviadas para a Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes habilitam-se a ganhar cinco mil euros. Os interessados têm até 25 de janeiro de 2025 para submeter os projetos.

"Concorrer à Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes é uma oportunidade única para os profissionais que desejam fazer a diferença na área do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Esta bolsa permite não só o financiamento do projeto, mas também o reconhecimento do trabalho e o acesso a uma vasta rede de investigadores”, explica Vítor Tedim Cruz, presidente da SPAVC.

Apenas são aceites os projetos que incluem atividades científicas realizadas, pelo menos em parte, em instituições portuguesas. Além disso, aqueles que forem selecionados terão um prazo máximo de dois anos para execução, contado a partir da data de atribuição da bolsa.

A homenagem a Castro Lopes, incluída na designação da bolsa desde 2023, é uma forma de reconhecimento da contribuição histórica do fundador da SPAVC. “É uma forma de eternizar o seu legado e a sua visão inspiradora, que moldaram a SPAVC e o panorama da investigação sobre AVC no nosso país. O Prof. Castro Lopes foi um líder incansável, dedicando-se não só ao avanço científico, mas também à formação das novas gerações de profissionais. Esta homenagem reflete o nosso reconhecimento pelo seu papel marcante nos cuidados de que hoje dispomos, em Portugal, para os doentes com AVC", sublinha o atual presidente.

O vencedor será anunciado na cerimónia de encerramento do 19.º Congresso Português do AVC, marcada para o dia 31 de janeiro de 2025, no Sheraton Porto Hotel. As candidaturas devem ser enviadas por via eletrónica.

Partilhar

Publicações