Depois de ter estado patente na Assembleia da República, por ocasião do Dia Mundial da Pneumonia, e ter seguido para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a exposição, distinguida com o "Pfizer Vaccines Globe Award", em reconhecimento dos melhores projectos nesta área, a nível mundial, segue agora para os Hospitais da Universidade de Coimbra, onde poderá ser visitada até ao final de abril.
Composta pelos módulos "o que é", "agentes causadores", "números", "contágio", "sintomas", "risco", "mortalidade", "tratamento", "prevenção" e "dia mundial da pneumonia", a exposição segue um conceito original – todos os suportes estão impressos em papel de radiografia, e dispostos de acordo com jogos de luz e sombras.
"A Pneumonia ao Raio‐X" tem inauguração marcada para o dia 25 de março às 11.00. Vai estar patente no Átrio dos Hospitais da Universidade de Coimbra, durante um mês e poderá ser visitada diariamente.
É cada vez maior o número de casos de Pneumonia Adquirida na Comunidade: são internadas 81 pessoas por dia e 16 delas acabam por morrer. Há internamentos e mortes por pneumonia ao longo de todo o ano, pelo que a prevenção deverá constituir um acto contínuo na relação médico-doente.
Entre 2000 e 2009, ocorreram cerca de 8 milhões de episódios de internamentos de adultos em instituições do Serviço Nacional de Saúde em Portugal continental. 294.027 tinham Pneumonia como diagnóstico principal.
Segundo um estudo recente desenvolvido pela Comissão de Infecciologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, 3,7% do total de internamentos de adultos no nosso país tem como causa a Pneumonia Adquirida na Comunidade. Um aumento de 27,6% em apenas 10 anos, que afeta, sobretudo, adultos com mais de 50 anos – 89,6% dos internados pela patologia.